terça-feira, 15 de maio de 2007

Catolicismo no Brasil

Qual a real influência da Igreja Católica no Brasil?
Essa questão foi debatida durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, que ocorreu entre os dias 9 e 11 de maio.
O Pontifice encontrou menos católicos que encontrou João Paulo II em sua última visita ao nosso país. Segundo pesquisa feita pela FGV, em 1872, 99,72% dos brasileiros eram considerados católicos, taxa que caiu para 82,24% em 1991, quando a queda se acelerou para chegar a 73,89% em 2000. Além disso, parte dessa porcentagem se declara não praticante.
O retrato do catolicismo no Brasil é, então, de uma religião ainda muito popular, porém aparentemente alternativa, que em sua maioria é composta de fiéis não tão obedientes e rigorosos quanto aos dógmas da Igreja do Vaticano.
Isso ficou evidenciado nas declarações de repúdio ao aborto, homossexualismo e métodos contraceptivos como a camisinha feitas pelo Papa, que foram de encontro com a opinião de muitos "católicos", que vêem nas campanhas de incentivo ao uso da camisinha a solução que se adequa aos novos moldes da sociedade para a manutenção da saúde pública.
De um lado, a sociedade com suas prioridades, de outro, a Igreja parece querer resgatar valores católicos, dizendo que a camisinha é o mal que propaga a promiscuidade.
"O verdadeiro católico não tem problemas como o não uso de preservativo, pois este pratica sexo exclusivamente dentro do casamento para finalidade de procriação.", declaram os adeptos à postura de Bento XVI.
Então... quem seriam os "verdadeiros católicos"? Numa fase em que a Igreja se mostra conservadora e mais interessada mais em fiéis na questão qualitativa do que quantitaiva, esse parece ser um separador de joio do trigo.
A verdade é que o catolicismo não tem mais tanta influência política, como por exemplo, proibir a distribuição de camisinha pelo governo. A influência que o catolicismo deve exercer é sobre o católico, e estas declarações foram claramente dirigidas à estes. Parece que o Papa anda se preocupando mais em ser radical quanto aos dógmas, que unânime: O Papa não é mais pop.

6 comentários:

Anônimo disse...

O papa realmente não é mais pop. O que eu vejo na sociedade cátolica atual é a hipocrisia. Hipocrisia porque, vemos no Brasil altos indices de gravidez, mesmo antes do casamento, e as pessoas fingem q isso não acontece, e se dizem cátolicas praticantes, e de acordo com as leis da igreja...
Vemos que Jesus, prega o perdão, e a Igreja, maltrata mães solteiras, em vez de ampará-las. Maltrata e discrimina, Homossexuais e (discretamente) Negros e pessoas de classe baixa, em vez de acolhe-los. A verdade é que a Igreja católica realmente está separando o Joio do Trigo, criando um "trigo" cada vez mais Rico, mais burguês. E deixando de lado o Joio que continua ainda acreditando que a salvação virá enquanto eu for suboordinado aos bambambams da Igreja...
A verdade é: A Igreja católica, está voltando a época do mercantilismo, ou seja, está acumulando riquezas pra recobrar as forças e tentar obter o mesmo poder q tinha na época...
Outra coisa que eu observo, o papa, com Dois carros só pra ele, com tudo dourado (uma frescura danada rs...), e tantos africanos, tantas crianças sofrendo pelas guerras no mundo passando fome...
Acredito em Deus e em Jesus, e acho realmente que não era isso que ele queria...

Quinteto Fantástico disse...

Bom....dps d ler...ler e ler!!!

Percebiii q a igraja devia ver o mundo d outra maneira afinal naum eh mais o msm.........Ex. o uso d camisinha eh incentivado pelo governo mais naum pela a igraja...mais se temos um filho com 13 anos...isoo naum eh certo...naum seriah melhor incentivar o uso?!!!

Post complexo pra minha cbça...

hahahhahaa

E fala serioh meoOo pra q tanta frescurahhh pra uma pesssoa soh!!
Háá e ainda querem q a gente axe o max. qnd ele abaixa o vidro do seu "papamovel" e acenaa p os fieis...aiii meoOo...ninguem merece...

Buru te love... ^.^

Klaus Nunes Ficher disse...

Bom, a visita de Bento XVI não revela mudanças na tendência católica pós-João Paulo II. O pontífice que antecedeu Ratzinger, também se opunha tacitamente ao uso de preservativos e anticoncepcionais, preservando a castidade até o casamento e o sexo para procriação. Também é marca comum, a oposição, inexplicável, à TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO.
Enfim, é de se esperar que o mantimento de determinada postura não gere alterações no retrato religioso do país, e , portanto, devemos esperar que o número daqueles que se declaram católicos continue a cair.
Até a próxima.

Anônimo disse...

Bruna, seu post nos faz parar para pensar sobre a posição de cada um e sua religiosidade. É um tema complicado de se discutir, uma vez que envolve aquilo em que acreditamos.
Se de um lado estão preceitos que todo católico deveria realmente seguir, de outro, o conservadorismo da Igreja, que não aconpanhou as mudanças do mundo. Quem está certo? Aliás, há resposta para essa questão?
Embora a postura de Bento XVI em relação ao sexo seja plausível, não há como condenar o uso da camisinha em tempos onde a Aids e tantas outras doenças venéreas estão presentes em nossa sociedade. Sem falar que ela evita outro problema, tema também discutido pelo Papa: o aborto. Seria inocência demais acreditar que do dia para noite todos iriam se tornar católicos exemplares.
Enfim, o mais importante é ser fiel a sua própria fé; quando nos depararmos com o Senhor, saberemos se a atitude tomada foi ou não pecaminosa.

PS: A colocação "O Papa não é mais pop" ficou perfeita!

Nandim Rodrigues disse...

Parabéns pelo blog meninas, ta ficando ótimo.

Quanto ao post, não consigo deixar de achar irônico, o papa como o representante de Deus na Terra, praticamente ignorar seus fiéis, buscando a qualidade ao invés da quantidade. Será que ele não percebe que essa "sobra" são pessoas cristãs? será que alguns hábitos e tradições são o que diferencia isso? ele não deveria amar os homens, independente de religião, como o sábio ama o inocente?

Anônimo disse...

Filha,
Gosto muito de vê-la caminhando sem temor em temas tão delicados.

As coisas do mundo não são as coisas de Deus e enquanto a igreja buscou viver sob o pálio de governos e principalmente sendo POP, viu seus princípios serem um a um sendo derrubados.

O Cristão é separado e a igreja de Cristo, seja qual denominação tiver, tem que ter essa visão, porisso, mesmo admitindo que o PAPA NÃO É POP, temos que lembrar que ELE ESTÁ COM A RAZÃO nesse particular, porque o corpo humano é templo do Espírito Santo e não pode servir para lazer e promiscuidade.
Tivesse a igreja um comprometimento maior com os princípios Cristãos, talvez não tivesse 30% da população em seguidores, mas certamente, seria uma IGREJA MUITO MAIS SAUDÁVEL.

Haverá sempre de prevalecer a QUALIDADE SOBRE A QUANTIDADE.